Fonte: Blog do Prof. Felipe Aquino
Por: Juliano Ribeiro Almeida
O Papa Bento XVI publicou, no dia 7 de julho de 2007, o Motu Proprio Summorum Pontificum, em que regulamenta a volta da forma antiga de se celebrar a Missa no rito latino. Na verdade, ele explica na carta aos bispos que acompanha o documento, “o Missal publicado por Paulo VI obviamente é e permanece a Forma normal – a Forma ordinária – da Liturgia Eucarística. A última versão do Missale Romanum, anterior...
Fonte: Blog do Padre Paulo Ricardo
Apresentamos este comovente vídeo como ilustração das partículas que realmente caem no chão ou ficam nas mãos do comungante que assim as recebe.
O conselho é claro: Receba a comunhão da boca, com o uso da patena, que foi criada justamente para esta finalidade. Caso você opte por comungar na mão ou não possa comungar na boca, ao menos verifique suas mãos.
O Diretório Litúrgico publicado pela CNBB recorda o seguinte a respeito da Comunhão recebida...
Fonte: Canção Nova Formações
Cremos que a Eucaristia é o Corpo e Sangue do Senhor
O ápice da nossa fé é a celebração da Eucaristia, a Santa Missa que a Igreja celebra desde que Cristo instituiu este Sacramento na Santa Ceia. É por meio da Eucaristia que a Igreja se forma, pois, nela, é o próprio Cristo quem faz a sua unidade n'Ele. Falando sobre ela na sua “Profissão de Fé”, o Papa Paulo VI disse:
"Cremos que a Missa, celebrada pelo sacerdote, o qual representa a...
Fonte: Blog do Prof. Felipe Aquino
O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim o Domingo (= dominus, dia do Senhor) é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica:
§2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição...